quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Projeto de Aprendizagem





Projeto de Aprendizagem

Professor: Carlos Inácio dos Santos Carvalho
Matemática 9º ano – 4º bimestre - 2012
Roteiro de Ação  – Construindo o conceito de seno, cosseno e tan­gente
Duração prevista: 100 minutos.
Área de conhecimento: Matemática.
Assunto: Razões Trigonométricas.
Objetivos: Construir o conhecimento de seno, cosseno e tangente de um ângulo agudo.
Pré-requisitos:
Conhecer os elementos do triângulo re­tângulo: cateto oposto, cateto adjacen­te e hipotenusa.
Conceito de razão.
Noções do uso dos instrumentos de medida régua e transferidor.
Material necessário para construção do me­didor de ângulos: folha de aula, quadro, giz e computador com acesso a internet.
Descritores associados:
H64 – Efetuar cálculos que envolvam operações com números reais (adição, subtração, multiplicação, divisão e po­tenciação).
H11 – Resolver problema que envolva razões trigonométricas no triângulo retângulo (seno, cosseno, tangente).

a. Acesse o link http://www.uff.br/cdme/trigonometria/jogo01/ jogo01.html e observe o experimento eletrônico Descobrindo o Seno.
b. Clique no link Instruções para descobrir como manusear as ferramentas transferidor e régua.
c. Clique com o mouse na parte azul para marcar os três pon­tos e formar os triângulos.
d. Com o auxílio da régua e do transferidor meça os lados dos triângulos e os ângulos que se pede na tabela e complete-a.
e. As medidas dos catetos e das hipotenusas dos triângulos de­senhados pelos seus colegas são iguais as suas? E, as medidas das razões comaa/hip e COMAA/hip , são iguais ou diferentes?
f. Agora, clique em outro ponto da linha azul e observe os no­vos triângulos desenhados.
g. Preencha a tabela com os valores solicitados para os triân­gulos BOB1, BOB2 e BOB3.
h. As medidas dos catetos e hipotenusas são iguais as dos respec­tivos triângulos AOA1, AOA2 e AOA3? E, as medidas das razões comaa/hip e COMAA/hip? Discuta com seus colegas sobre isso.
i. Agora que você já conhece o seno de um ângulo agudo vamos conhecer mais uma razão trigonométrica? Para isso acesse o link http://www.uff.br/cdme/trigonometria/jogo02/ jogo02.html e refaça os itens acima.
j. Ainda tem mais! Quer conhecer uma razão que relaciona o seno e o cosseno de um ângulo agudo? Acesse http://www.uff.br/ cdme/trigonometria/jogo03/jogo03.html e siga as orientações dos itens a) à h).

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